Sábado, 10 de Junho de 2006
Aos meus correspondentes dos Açores http://chicailheu.blogs.sapo.pt/ e http://ideiaseideais.blogs.sapo.pt/. uma pequena homenagem à sua bela terra


"As gaivotas adoptavam uma formação em cunha, depois encurtavam o triângulo, aceleravam o vôo, com as asas em aspa. Às vezes rasavam a água, à saga do cibo. E assim milhas e milhas...Bichos tremendos! Com aquela inocência de pluma, aquela graça airada, mas crueis e implacáveis. Animais de luta e presa...bichos de mortulho. Que manso o mar! Para Vidinha, que atravessara à vela ambos os hemisférios, o céu dos Açores, com tempo descoberto, era o mais lindo do mundo! E aquela ilha fantástica ali adiante...Muitos estrangeiros viajados a comparavam ao Vesúvio. Havia uma diferença de mil pés entre a maior altitude da parte adelgaçada do Pico e o Pico verdadeiro, que uma neve impassível coroava, aguda como a quina do vidro do termómetro que os clubes alpinistas costumavam deixar, por galhardia, nas cristas de Saint-Gothard.
Mas Margarida, insensível a tudo - à conversa mais hábil deste mundo, à paisagem mais querida e grave, ao maior ramo de despedidas-de-verão saído das frinchas de São Jorge - ,só via os topos da grande carcaça de pedra da nova igreja das Lajes, Catedral de Colónia sem anjos nem coruchéus, que parecia uma escada de Jacob direita à lava do Pico e que nunca mais se acabava..."
Vitorino Nemésio in "Mau Tempo no Canal"
De
jo a 10 de Junho de 2006 às 19:28
Quem melhor que esse homem espantoso descreveu o seu povo ilhéu? Ficámos horas a ouvi-lo a voar de ilha em ilha sem se cansar e sem nos cansar. Açores um maravilhoso arquipélago!
Olà Luisa,
Graças à Chica que me enviou dezenas de imagens dos Açores apaixonei-me por essa terra!! E pensar que hà tantos portugueses que nas férias procuram destinos parasidiacos ao longe, com o paraiso mesmo ao pé da porta!!
Bjtos
Olá Luísa:
Tenho uma relação de infância com os Açores.
Vitorino Nemésio esse ilhéu cidadão do mundo que narra os Açores e as suas gentes como nenhum outro.
Linda a música e a balada que hoje aqui fiquei a ouvir.
Beijo
De Zalinha a 11 de Junho de 2006 às 16:42
Bem Açores lamentavelmente só conheço através de fotos ,ainda não tive oportunidade de lá ir, mas e um dos locais onde penso ir.. bjs e bom fim de semana...obrigado pelo carinho deixado no meu canto...
são sempre pequenas as homenagens a essas belezas atlânticas...
amizade, j
jorgesteves
Achei uma "ternurinha" sua pergunta em meu Canto!
Se lembra?...
R - Você tem ASAS sem fim para VOAR !!!......
É só querer.
*
Logo que possível, é um dos sítios * * * * *
que ambiciono conhecer.
Parabéns pelo texto
pela música...
Beijo
ConchitaMC.
Não me fui deitar sem vir visitar o teu blog... tal era a curiosidade!
Obrigada.. muito obrigada pelo que escreves-te acerca dos Açores, pela música, por falares no meu blog!
Boa noite e um terno abraço... "Na amizade não conta tempo, nem idade, apenas Sinceridade!"
Esta frase é minha!
Chicailheu
De
bitu a 12 de Junho de 2006 às 00:38
Bela mesmo, como belas as palavras de Vitorino Nemésio. Estive na ilha de S. Miguel e achei lindissima...espero voltar...Uma boa semana para ti
De
ilhas a 12 de Junho de 2006 às 13:22
Olá Luisa. Só agora soube o seu nome ...
Adorei esta linda homenagem às nossas ilhas. Não sei se já conhece este nosso paraiso atlantico... Valerá bem a pena uma visita e cá estaremos de braços abertos à sua espera!
Esquiecia-me de dizer que no meu destaque semanal a irei incluir por causa deste post! Quem tem o meu destaque tem como prémio levar o meu selinho , award, se assim o entender. Normalmente o dia de destaque á terça! Portanto, até amanhã.
De
Martuxa a 13 de Junho de 2006 às 15:32
Eu vou palá este Verão =D
Um mesito =D
Beijinhos e Sorrisos
VITORINO NEMÉSIO !...
Gostava tanto de o ouvir....
Tantas saudades !...
Comentar post