Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Não, não andei a navegar,
mas por terra cheguei ao delta do Vouga
onde, mais uma vez, me encantei com
a
bela
cidade de Aveiro.


lAveiro teve origem provável num povoado de pescadores que se fixaram na região antes da chegada dos Romanos. Situava-se à beira-mar, sendo então a foz do rio perto da actual povoação de Alquerubim. Em 1419 o Infante D. Pedro ordenou a construção das muralhas em volta do povoado. Será a partir deste povoado muralhado que terá nascido extra-muros, separada por um braço da ria, a cidade de Aveiro. A partir do séc. XIX desenvolve-se em direcção à estação dos caminhos-de-ferro. As actividades económicas terão sido desde há muito a pesca, navegação, construção naval, indústria e comércio do sal. Comercializavam-se ainda frutos e cereais e a partir do séc. XVI o bacalhau vindo da Terra Nova. A Universidade de Aveiro instalada em 1983 trouxe à cidade a possibilidade de formação de novos quadros, prontamente absorvidos por uma indústria em expansão.


E como em tudo o povo diz que há uma alma gémea, também Aveiro tem duas cidades cidades gémeas, de seu nome:
Forlì é uma comuna italiana da região de Emilia-Romana, provincia de Forli-Cesena, com cerca de 110.209 habitantes. Estende-se por uma área de 228 km2 , tendo uma densidade populacional de 471,98 hab/km2.
e
Oita (大分市 -shi) é uma cidade japonesa localizada na provincia de Oita. Em 2003, a cidade tinha uma população estimada em 441 270 habitantes e uma densidade populacional de 1 222,90 h/km2. Tem uma área total de 360,84 km². Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Abril de 1911.
E mais não digo!
De
APC a 22 de Agosto de 2006 às 04:13
Fui hoje a 1ª eu? Enaaaa!:-)))
Cá vim aprender alguma coisa... E valeu!
Agora... Porquê cidades-gémeas? Parecer-se-ão em quê? Apenas na paisagem e eventualmente no recorte geográfico; também no clima e nos hábitos?... Fica no ar, como o meu pensamento também já está, de cansado, a querer dormir.
Aproveito para avisar que vou desacelarar o ritmo cibernáutico, o que equivalerá a menos postagens mas também menos visitas; e que, de todo, não significará falta de interesse e vontade, apenas de oportunidade, porque as prioridades impõem-se.
Um grande beijinho e "até já"!
E os ovos moles??????
HHUUUUMMMMM
Ontem deves de te ter curzado com os meus filhos que também foram a Aveiro com os avós:-)
Olá Luisa!
Que bonito e elucidativo post sobre Aveiro!!!!
Fiquei a saber mais....
Lindas as fotos!
Bjs
E Veneza pelas semelhanças das "RUAS DE ÁGUA, A SERVIR AS CASAS" e pela beleza.
Fica bem.
[
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
E Veneza pelas semelhanças das "RUAS DE ÁGUA, A SERVIR AS CASAS" e pela beleza. <BR><BR>Fica bem. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjnhs</A> <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>ZezinhoMota</A>
Não sei o que aconteceu com o meu comentário!
A Veneza é na sua aparência, a cidade gémea de Aveiro.
Sobre Aveiro conheces o museu da CP dos comboios em Macinhata do Vouga? É espectacular, eu conheço muito bem.
[
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Não sei o que aconteceu com o meu comentário! <BR>A Veneza é na sua aparência, a cidade gémea de Aveiro. <BR><BR>Sobre Aveiro conheces o museu da CP dos comboios em Macinhata do Vouga? É espectacular, eu conheço muito bem. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjnhs</A> <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>ZezinhoMota</A>
De
Eu a 22 de Agosto de 2006 às 15:42
mas Eu aposto que nem Forli nem Oita têm uns ovos molse tão bons como os de Aveiro (possivelmente até têm ovos, não são é moles...)
De
catarina a 22 de Agosto de 2006 às 17:21
oal
Obrigado por esta visita virtual até aos recantozinhos floridos de Aveiro :):)
Sabe bem numa terça feira cheia de sol e de tédio!!
Bjtos
Não vou há imenso tempo a Aveiro que dizem estar muito desenvolvida. Gosto imenso daquela cidade, da ria e das praias. As fotografias são elucidativas da beleza do sítio. Pena é não serem um pouco maiores para podermos desfrutar melhor da paisagem.
AVEIRO... uma cidade muito bonita, com a sempre mencionada Ria de Aveiro...
E, para quem gosta de doces, os "ovos moles"...
Belo texto sobre a sua origem e lindas fotografias (parabéns a autora... e que nos ofereça mais fotografias de Portugal !...)
Abraço.
De
micas a 23 de Agosto de 2006 às 08:31
Conheço mt bem Aveiro, sem dúvida é uma cidade mt bonita, com os seus canais, os moliçeiros, a Ria e claro a gastronomia, hummmmm desde os peixes grelhados aos doces o dificil é saber por onde começar.
Beijinho
De
Manuel a 24 de Agosto de 2006 às 19:14
E aqui estive lendo sobre uma cidade que desconheço totalmente. Foi cidade que nunca se proporcionou visitar. O tempo vai passando e desperdiçamos a oportunidades de visitar as coisas belas que possuímos.
Fica bem.
Manuel
Comentar post