Corria o ano de 1919 e mestre José de Almada-Negreiros , Poeta D'ORPHEU
FUTURISTA
e
TUDO,
escrevia:

"O DINHEIRO
No largo que fica no centro da cidade estava um homem que falava com toda a força e que estava a ser sincero. Suava da testa por estar a ser sincero. Dizia o homem: Amigos! há dois caminhos a seguir - o do dinheiro ou o de cada um de vós! Aconselho-vos: ponham de parte o vosso, e sigam o do dinheiro .
A multidão ergueu alto os braços com grandes entusiasmos e disse: está certo! Isso é assim mesmo!
E depois foi cada um para seu lado.
"
Amigos, digo-vos eu, passou um século e todos, ou quase, continuam a proceder do mesmo modo!
O HOMEM É O SER MAIS EGOISTA Á FACE DESTE NOSSO PLANETA!
in Manifestos e Conferências, Almada-Negreiros , Assírio & Alvim
Fotos da Net
Os caminhos do dinheiro levam a becos sem saída! Ter dinheiro para satisfazer as necessidades básicas e um ou outro capricho é bom mas ter muito só d+a maçadas e preocupações. Eu prefiro ir pelo meu caminho.
De
Jorge G a 2 de Dezembro de 2006 às 16:04
Almada-negreiros foi um belíssimo "agent provocateur". e a estupidez de quem o ouvia embasbacado, não entendendo a irónica mensagem, levou ao aplauso geral.
Mas, como, dizes, muitos anos e algumas gerações depois, o dinheiro é o que as pessoas mais tentam obter. Em Portugal, isso nota-se bem no totoloto. Somos dos mais pobres e os que mais apostam em toda a Europa.
Um abraço.
Jorge G
De
jorge G a 2 de Dezembro de 2006 às 16:13
Peço desculpa mas li mal o que publicaste. É pena que este sistema de comentários não permita apagá-los a quem, por algum motivo, se enganou.
Realmente, achei estranho que Almada estivesse a falar assim, em público. Mas, não conhecendo eu ao episódio, pensei que se tratasse de uma provocação do artista. Não seria de admirar muito.
Depois li de novo e vi que não.
Fica então o dito, ou o escrito, por não escrito.
As minhas desculpas.
De
jo a 5 de Dezembro de 2006 às 22:17
Volta, estás perdoado!
De
Maria a 2 de Dezembro de 2006 às 17:54
Fica na consciência de cada um, a quem deve seguir, se a "GENEROSIDADE" se o "EGOISMO"! Cada um é responsável por si mesmo! Quanto ás pessoas eu pessoalmente conheço as dois tipos de pessoas: as generosas que trabalham para dar dar dar e as egoistas que trabalham para receber receber e guardar, e nada nada dar! O texto inspirou-me a fazer este comnetário! Beijinho.
De
Cöllyßry a 2 de Dezembro de 2006 às 19:25
Este findará, outro principiará…
Veremos impérios ruir, pela ganância do Homem...
Fica bem, doce beijo da Cõllybry
De
mfc a 2 de Dezembro de 2006 às 22:10
Tão lúcido que ele era...infelizmentE!
Adoro ouvir o Manifesto Anti-Dantas declamado pelo saudoso Mário Viegas. Almada Negreiros morreu sem imaginar que o seu "Manifesto Anti-Dantas" havia de renascer um dia com tanto vigor.
De
João a 3 de Dezembro de 2006 às 09:30
Infelizmente parece que essa é uma realidade e pelos registos históricos, sempre assim foi, guerras e mais guerras pelo poder e riqueza e assim será até ao fim. Penso que existem, ou existiram, raríssimos casos de pessoas que não demonstraram egoísmo, um dos casos destacaria a Madre Teresa de Calcutá. Este post dá que meditar. Abraços.
De
ciloca a 3 de Dezembro de 2006 às 13:00
Olá amiga, passei para agradecer as visitas e para ler tudo o que postaste nestas últimas semanas.
Fiquei por aqui tanto tempo que de repente veio da cozinha um cheiro a esturro ."O arroz queimou-se" Não te preocupes vão comer mesmo assim.
Quanto ao egoísmo, ele está por aí mesmo em época de Natal. Mudam-se os tempos mas não mudam essas faltas de vontade.
Para animar hoje num programa infantil falava-se de Filantropia e Mecenato, e lá referiram às crianças o significado de cada um duvido é que elas tenham entendido.
Fica bem, bom fim semana.
De
APC a 3 de Dezembro de 2006 às 20:19
E as escolhas continuam a ser as mesmas; é só escolher diferentemente.
Muito bem! :-)))
Um abraço.
De Maria Elisa a 3 de Dezembro de 2006 às 21:59
Olá amigos,pela primeira vez,entro neste BLOG,e o farei com gosto e prazer,pois hoje se fala de DINHEIRO,MONEY,CHILIM,tem muito nomes,mas eu entendo que ele faz falta ao homem, para o necessário,e nunca para escravizar,fazer guerra,humilhar,e egoísmo esse sim é muito?POis numa altura destas,seria vem emlhor dar um pouco a quem menos tem.
BJS,amizade.
Maria Elisa
De
jo a 5 de Dezembro de 2006 às 23:55
Deixa o teu link, para te podermos visitar, porque, somos á antiga, e gostamos sempre de retribuir .
Abraços
Comentar post