No estrangeiro, basta haver um pouco de sol e todos os habitantes da cidade procuram as esplanadas dos restaurantes e cafés para aproveitaram o bom tempo.
Em Portugal, procura-se sobretudo os espaços fechados, bem protegidos do sol e das correntes de ar.
É o que está a acontecer no meu Bairro. Dum lado e doutro da Avenida principal há diversos cafés que, a pouco e pouco, foram transformando as esplanadas em marquises.
Apenas uma não se fechou em vidro e está aberta às inclemências do tempo, mesmo no inverno.
Aqui se junta gente de todas as idades, gente que gosta de sol e ar.
Na rua onde moro, a maior pastelaria também resolveu fazer a inevitável marquise
Mas eu continuo a ir ao café ao lado
De
Martuxa a 30 de Agosto de 2007 às 17:30
É tão bom estar numa esplanda, a sentir o sol e a cidade =)
Beijinho
Acho que as fotografias te denunciaram.. Moro por perto... :)
P.S. O resto da resposta está do outro lado do (teu)tempo.
De
jo a 30 de Agosto de 2007 às 21:23
Eu sou como a Luisa, não posso com as marquises que invadiram os nossos cafés. Penso que é para dar a ilusão, na altura do frio, que se está cá fora, mas então perde a sua função: deixa de ser uma esplanada.
Tocas num tema que sempre me fez a maior das confusões.
Nunca fui capaz de entender que uma cidade com mais horas de sol do que a esmagadora maioria das outras na Europa, não se disponha a passar tempo ao ar livre.
Que estranha fobia é essa? O que foi feito das esplanadas de Lisboa? O que acontece com os seus habitantes que não as exigem de volta?
Bom motivo para reflexão aqui nos deixaste!
Um abraço.
De
mary90 a 30 de Agosto de 2007 às 22:26
Olá Luísa.
Realmente as esplanadas fechadas são boas no inverno, mas de verão não apetece estar lá dentro.
Perto do meu emprego há uma que tem uma cobertura plástica de pôr e tirar e só é posta no inverno, assim nos dias de sol é uma maravilha.
Engraçado conheço estas esplanadas que estão nas fotografias.
Beijocas
Olá Luísa
Há certos países em que o Sol só aparece algumas horas durante o ano, aí os habitantes correm para desfrutar dos raios solares. Deve ser saboroso para quem está privado !
Aqui em Portugal, somos uns felizardos, é raro o dia em que não há Sol.
Mas de Inverno, com o frio e a chuva, muita gente, e eu de certeza, que não me sentaria numa esplanada, assim, os comerciantes fecham estes espaços pensando no lucro.
Sou apologista dos espaços abertos, mas um fechado convida a outra intimidade.
Que tenhas um lindo fim-de-semana
Beijinho
De
Gaybriel a 31 de Agosto de 2007 às 19:17
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! Eu cá adoro uma esplanada bem solharenga! :-) Bom fim de semana. Haaaa o "segredo" já está revelado! :-)
De
Ventor a 31 de Agosto de 2007 às 20:10
Bestial!
Já hoje bebi dois cafés em duas esplanadas diferentes. Uma virada para a rua e outra num pátio interior. São uma beleza as esplanadas, mas nunca estamos satisfeitos. Se chove, está vento ou frio, ninguém as quer. Se está muito calor, temos o problema da sombra e dos chapéus, mas se o tempo está óptimo, nada melhor. É por isso que eu bebo dos cafés mais caros do mundo. Muitas vezes, 18 a 60 kms de gasóleo por um café e por uma visão dos meus amiguinhos! Bjs.
De
maripossa a 1 de Setembro de 2007 às 00:31
Amiga Luísa sempre é agradável tomar um cafezinho, bem acompanhado numa esplanada, por onde moro à algumas, mas no inverno é tudo fechado nem marquises se encontram, mas eu na minha modéstia opinião as marquises tiram a estética a fachada, das mesmo. beijinho de amizade e bom fim semana
Olá Luísa:
Não entendo como um país que tem como cartaz turístico o Sol se protege tanto das intempéries.
Ainda com os olhos rasos de estrada por essa Europa fora numas férias inesquecíveis, todas as cidades que visitei possuiam belas esplanadas.
Beijos
De
Magui a 1 de Setembro de 2007 às 16:12
Por aqui:
Marquise é empregado como uma laje que avança sobre a calçada e vale como protetor de chuva ou sol e esplanda é empregado como sítio elevado e descoberto e de onde se tem boa pespectiva embora o dicionário use marquise com o significado que vc usou.
Se a prefeitura autoriza, podem ser colocadas mesas e cadeiras nas calçadas que são consideradas públicas e portanto não podem ser fechadas. Alguns restaurantes ou bares possuem , na sua construção, uma cortina de vidro ou lona e que são fechadas se o tempo fica ruim. Os cafés propriamente ditos não existem. As pessoas ficam sentadas tomando shop ou cerveja mas café é considerado como uma bebida tomada em chicarazinha ( ou chicrinha ) e apenas como forma de bebericar após as refeições.
Comentar post